Skip to content Skip to footer

AgEI + Digital

    1. Office Online – versão gratuita do Microsoft Office. 

Vantagens:

– Acesso gratuito e online, sem a necessidade de instalação de software;
– Integração com a conta Microsoft e com o OneDrive, permitindo o armazenamento de arquivos na nuvem;
– Possibilidade de colaboração em tempo real com outras pessoas em documentos compartilhados;
– Interface semelhante à versão desktop do Office, o que facilita a transição para essa versão paga.

Desvantagens:

– Limitações em relação à versão desktop do Office, incluindo recursos mais básicos e menos opções de personalização;
– Dependência de uma conexão de internet estável;
– Pode apresentar lentidão em computadores mais antigos ou com baixo desempenho;
– Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis na versão gratuita.

Acesso 

Basta criar uma conta Microsoft e aceder ao site https://www.office.com/

Vídeo – Tutoriais em Português

– canal oficial da Microsoft Portugal no YouTube https://www.youtube.com/user/MicrosoftPortugal.

– canal do Microsoft Office em português do Brasil https://www.youtube.com/c/MicrosoftOfficeBrasil.

 

2. LibreOffice

Vantagens:

–  Gratuito e de código aberto;

– Disponível para Windows, Mac e Linux;

– Interface de usuário familiar e intuitiva;

– Suporta uma ampla gama de formatos de arquivo, incluindo os do Microsoft Office;

– Inclui recursos adicionais, como desenho vetorial e edição de fórmulas matemáticas

Desvantagens:

– Pode não ter alguns recursos avançados encontrados no Microsoft Office;

– A compatibilidade de arquivos com o Microsoft Office pode não ser perfeita.

Link para download: https://www.libreoffice.org/
Link para tutorial em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8j0Wx3ZdSSs (Canal: Tutoriais LibreOffice)


3. Apache OpenOffice

Vantagens:

– Gratuito e de código aberto;

– Disponível para Windows, Mac e Linux;

– Interface de usuário familiar e intuitiva;

– Suporta uma ampla gama de formatos de arquivo, incluindo os do Microsoft Office;

– Inclui recursos adicionais, como desenho vetorial e edição de fórmulas matemáticas;


Desvantagens:

– O desenvolvimento foi interrompido por um tempo e, apesar de ter retomado recentemente, pode haver problemas de atualização;

– Alguns recursos podem ser menos sofisticados do que no Microsoft Office


Link para download: https://www.openoffice.org/
Link para tutorial em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DXMUTjNvArw (Canal: Canaltech)

 

4. Google Docs

Vantagens:

– Gratuito e baseado em nuvem;
– Interface de usuário simples e fácil de usar;
– Colaboração em tempo real com outras pessoas;
– Suporta uma ampla gama de formatos de arquivo, incluindo os do Microsoft Office.


Desvantagens:
– Requer conexão com a Internet para uso;
– Alguns recursos podem ser menos sofisticados do que no Microsoft Office;
– Pode ter problemas de privacidade, pois é baseado em nuvem.


Link para acesso: https://docs.google.com/
Link para tutorial em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vgWq3vKdxmE (Canal: Pplware)

Scratch é uma linguagem de programação visual, que te permite criar apresentações, animações ou jogos de forma divertida. Através dos vídeos, que te são apresentados, podes adquirir os conhecimentos básicos para iniciar o teu percurso de utilizador da plataforma Scratch. Depois, segue as ligações sugeridas, para aprofundar os teus conhecimentos.

 

Tutoriais:
 
 
 
O Google Classroom é um recurso educativo digital que permite aos educadores criarem tarefas, fornecerem comentários e acompanharem o progresso dos alunos. As funcionalidades incluem organização de materiais e recursos, banco de dados de contatos, relatórios de originalidade, banco de comentários, modo bloqueado, campos personalizados, gestão de permissões e muito mais.
Tutoriais:
 

Endereço / Servidor: https://www.ageilhavo.pt/consulta/app/index.html#/login

O Inovar Consulta é um portal onde podem ser consultadas informações sobre a atividade escolar de cada aluno, utilizando qualquer tipo de dispositivo informático com ligação à Internet, podendo ser instalada a app para Android ou IOS. Toda a informação disponível é atualizada, em tempo real, sempre que novos registos ou dados são submetidos e acrescentados pelos professores na escola.

Algumas das informações e ações que estarão disponíveis nesta plataforma são:

  • Horário do aluno
  • Lista de manuais adotados
  • Disciplinas a frequentar (currículo)
  • Atividades previstas na agenda
  • Sumários das diferentes disciplinas
  • Faltas e registos de comportamento
  • Notas resultantes da avaliação contínua e periódica (do ano corrente ou de anteriores)
  • Sínteses descritivas e as habilitações do aluno
  • Efetuar a pré-matrícula no ano seguinte
  • Preenchimento de questionários online

 

Credenciais de acesso à plataforma Inovar Consulta:

Aluno – sugerimos a mudança da password na 1.ª utilização

Login – número do processo do aluno 

Palavra-passe – número completo (com letras) do documento de identificação do aluno (cartão de cidadão ou outro – será o que constar do processo)

Encarregado de Educação – sugerimos a mudança da password na 1.ª utilização

Login – email do EE 

Palavra-passe – número de identificação fiscal

Vídeo de apoio aos encarregados de educação – consulta: https://youtu.be/RrZG7QSVfw4