Skip to content Skip to footer

IDENTIDADE

BEM-VINDO

IDENTIDADE DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

Constituído em 2003, o Agrupamento de Escolas de Ílhavo integra todos os níveis de ensino, desde o Pré-Escolar ao Ensino Secundário. É um Agrupamento de Escolas de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos (AEREBAS) e Agrupamento de Referência no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI).

Desde 2012 passou a incorporar a Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes que assumiu o papel de escola-sede do Agrupamento. É atualmente composto por nove estabelecimentos de ensino.

MISSÃO

Por definição, a missão refere-se ao propósito da organização, ao que justifica a sua existência e ao que legitima a função da escola na sociedade.

O AEI pretende prestar à comunidade um serviço educativo de excelência, capaz de responder à diversidade de necessidades de cada aluno, para que este se torne cada vez mais um indivíduo:

in O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
(Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho)

VISÃO

A visão refere-se a uma ambição, a um estádio evolutivo que o AEI pretende alcançar, baseado na compreensão partilhada do que é hoje o AEI e do que se pretende que venha a ser.

Assim, pretende-se que o AEI seja reconhecido como um espaço de aprendizagem de referência que:

VALORES

A prossecução da missão e da visão, anteriormente explicitadas, encontra-se ancorada nos valores enunciados na figura seguinte e que se encontram consignados no Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho:

O nosso Agrupamento localiza-se na freguesia de São Salvador, concelho de Ílhavo, situado na região centro litoral do país e pertence ao distrito de Aveiro. O Município, que dista cerca de 5 Km da capital de distrito, tem uma área de 73,46 Km2 e é constituído por quatro freguesias: São Salvador, Gafanha da Nazaré, Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo, registando uma densidade populacional de 506,52 habitantes por Km2. Atendendo à sua localização geográfica e à ligação privilegiada com a Ria de Aveiro, o Município de Ílhavo integra a Comunidade Intermunicipal da Ria de Aveiro.

A pesca do bacalhau e toda a sua epopeia vivida nos mares frios da Gronelândia e da Terra Nova está presente na memória coletiva, sendo um património dos portugueses onde os pescadores e capitães desta terra foram baluartes. Paralelamente à existência de uma agricultura intensiva (pois eram estas terras as melhores do Baixo Vouga), nasceu no século XIX a Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre (VA) que, pela sua dimensão na época e influência cultural exercida, foi um fator de forte desenvolvimento do concelho, bem como das zonas limítrofes.

Ao longo das últimas duas décadas do século XX, Ílhavo sofreu profundas mutações sociais, culturais e económicas. Verificou-se uma diminuição da oferta de emprego nos setores da pesca e da cerâmica, obrigando as gentes ilhavenses, que quase nasciam com o destino marcado para o mar, a enveredarem por atividades mais ligadas ao comércio, à indústria e aos serviços.

Ílhavo possui uma oferta cultural diversificada, onde se destacam o Museu Marítimo, o Museu da Vista Alegre, o Centro Cultural, a Biblioteca Municipal e o Navio-Museu Santo André, entre outros. Nos últimos anos o concelho tem sido alvo de diversos investimentos de modernização em várias frentes: o desenvolvimento de infraestruturas de apoio ao Porto de Aveiro, a construção de novas vias rodoviárias facilitadoras de acesso aos principais eixos viários do país, a implantação de zonas industriais no concelho, as apostas na área da Educação, da Cultura, etc. Destaca-se, ainda, uma crescente influência da Universidade de Aveiro, tanto pela sua proximidade geográfica como pela crescente abertura desta instituição ao tecido social envolvente.

Estas mudanças têm trazido ao concelho e à sua população exigências de natureza económica e industrial, bem como de natureza turística e cultural, que se projectam na Escola como desafios de inovação.

O logótipo do Agrupamento foi criado expressamente aquando da sua formação, em 2012, através de um concurso público aberto a toda a comunidade educativa. Pretende expressar simbolicamente a realidade histórica, social e cultural em que se insere e os valores que perfilha.

As cores, púrpura, amarelo dourado e preto, têm como referência o brasão e bandeira de Ílhavo, elevado a cidade em 1990, e identificam-no, desta forma, como o Agrupamento da cidade sede do Município. O azul, apresentado em duas tonalidade, remete para o contexto de uma região marcada pelas fronteiras da Ria e do Mar. A disposição das letras que formam o acrónimo AgEI constitui um aglomerado de elementos, diferentes e bem definidos, que resultam num conjunto unitário, uma metáfora para as várias escolas que compõem o Agrupamento. Este conjunto é atravessado por cinco ondas, também uma alusão ao contexto sócio-cultural e geográfico, que representam os cinco ciclos do Ensino que se lecionam nas várias escolas. As raízes culturais ligadas à epopeia da pesca do bacalhau encontram-se patentes na forma de um dóri que acentua a letra “I” e cavalga as cinco ondas. Tal como o faziam os pescadores, simboliza o esforço individual e a superação de obstáculos em favor do bem comum.