Para fazer face à transformação digital, as escolas estão a estabelecer como prioridade a integração das tecnologias digitais nas suas rotinas, tanto em contexto pedagógico como organizacional e tecnológico.
Para tal, no ano letivo anterior, todas as escolas foram desafiadas a elaborar o seu Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital (PADDE), envolvendo vários intervenientes, definindo as suas áreas prioritárias e a sua estratégia global de desenvolvimento, suportada pelo digital.
Para a elaboração do PADDE, considerou-se fundamental partir de uma reflexão interna sobre o nível de maturidade de integração das tecnologias digitais na escola, nomeadamente nas áreas enunciadas no referencial europeu – Quadro Europeu para Organizações Educativas Digitalmente Competentes DigCompOrg:
(i) Práticas de liderança e de governação;
(ii) Práticas de ensino e de aprendizagem;
(iii) Desenvolvimento profissional;
(iv) Práticas de avaliação;
(v) Currículos e conteúdo;
(vi) Colaboração e Networking; e
(vii) Infraestrutura.
No sentido de auscultar os dirigentes escolares, docentes e alunos, proporcionou-se as condições para a participação num diagnóstico, a partir do referencial anteriormente mencionado, concretamente na SELFIE (Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies), que agrega as áreas do DigCompOrg nas seguintes dimensões: dimensão organizativa, dimensão pedagógica e dimensão tecnológica e digital.
Para isso, foi da maior importância o envolvimento dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), nomeadamente através da ação dos seus Embaixadores Digitais (ED), através do desenvolvimento do curso “Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas”, onde o Agrupamento de Escolas de Ílhavo elaborou o seu PADDE ver anexo.
Após a divulgação do PADDE do AgEI a toda a comunidade escolar em setembro de 2021 (ver anexo), e sendo este um plano um documento em construção permanente, vimos agora iniciar o processo de feedback das medidas propostas e sugestões de melhoria.
Para o efeito, solicitamos que procedam à divulgação do seguinte formulário a pessoal docente e não docente, alunos, Encarregados de Educação, Parceiros, Autarquias, entre outros e respetivo preenchimento até ao dia 10/02/2022.
https://forms.gle/1DZ5kH4n2erwDtKx9
https://forms.gle/1DZ5kH4n2erwDtKxLink para o PADDE (PDF)
Link monitorização do PADDE (PDF)