Serviços de Psicologia e Orientação
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) está integrado na rede de ensino público e constitui uma unidade especializada de apoio educativo integrado na rede escolar, que atuam em estreita articulação com outros serviços de apoio educativo. Um dos principais objetivos é garantir a existência de condições que assegurem a plena integração/inclusão escolar dos alunos, em especial dos alunos com necessidades individuais, devendo conjugar a sua atividade com as demais estruturas de orientação educativa.
De entre as suas dinâmicas, destaca-se:
- o acompanhamento psicológico e psicopedagógico, nos termos do ponto 3, artigo 6.º, do Decreto-Lei n.º 190/91, de 17 de maio;
- a orientação Escolar, Vocacional e Profissional, nos termos do ponto 5, artigo 6.º, do Decreto-Lei n.º 190/91 de 17 de maio;
- o apoio ao nível do desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa, nos termos 4, artigo 6.º, do Decreto-Lei n.º 190/91, de 17 de maio.
- a intervenção ao nível grupal incidindo em várias problemáticas que vão surgindo ao longo do ano letivo.
As atividades desenvolvidas pelo SPO são definidas em articulação com a direção da escola, com base nas áreas de intervenção prioritárias, selecionadas em consonância com o Projeto Educativo da Escola, com o Referencial Técnico para os Psicólogos Escolares e o Código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário
Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
O Agrupamento de Escolas de Ílhavo acolheu, ao abrigo deste programa, uma psicóloga especializada para apoio aos nossos alunos.
Duração do Apoio: 18 horas semanais, garantindo assistência contínua e eficaz.
Origem da Iniciativa: Integração no programa de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, aprovado pelo Ministério da Educação.
Objetivos do Suporte:
- acolhimento e adaptação dos alunos ao ambiente escolar;
- reforço das aprendizagens e acompanhamento psicoeducativo;
- promoção do bem-estar psicológico e desenvolvimento de competências sociais;
- estímulo à participação comunitária e interação social positiva.
Serviços oferecidos:
- atendimento individualizado e em grupo;
- workshops e sessões de desenvolvimento socioemocional;
- programas de prevenção e intervenção em situações de bullying;
- estratégias para a promoção da confiança e gosto pela escola.
Benefícios esperados:
- melhoria no desempenho e sucesso escolar dos alunos;
- fortalecimento das relações interpessoais entre alunos;
- aumento da resiliência e capacidade de enfrentamento dos alunos;
- envolvimento ativo da comunidade escolar em atividades de desenvolvimento pessoal e coletivo.
O compromisso do Agrupamento continua a ser apoiar e desenvolver iniciativas que promovam um ambiente educativo saudável e inclusivo.
Este é um marco importante para o nosso Agrupamento, refletindo o nosso empenho na promoção de um ambiente educativo que valoriza o desenvolvimento integral dos nossos alunos.
Ciência Viva
Iniciativa educativa promovida pela Direção Geral da Educação e desenvolvida pelo AgEI focada na inovação e integração do conhecimento académico.
Objetivos:
- atender às necessidades individuais de aprendizagem, promovendo uma educação personalizada;
- adoção de metodologias ativas de aprendizagem para estimular a participação dos alunos e o desenvolvimento de competências essenciais como pensamento crítico e criatividade;
- integração de tecnologias digitais avançadas, facilitando o acesso ao conhecimento e incentivando a interação produtiva entre alunos e docentes;
- preparação dos alunos para os desafios da sociedade digital, através de uma abordagem consciente ao uso de tecnologias de informação e comunicação.
Este projeto representa uma contribuição significativa para a melhoria do ambiente educativo, preparando os alunos de forma eficaz para enfrentarem um futuro dinâmico e em constante evolução. Através dele, reforçamos o nosso empenho em fornecer uma educação de qualidade, respondendo às exigências de uma sociedade que se transforma rapidamente.
Laboratório de Educação Digital (LED)
O Agrupamento de Escolas de Ílhavo (AgEI) foi contemplado com a atribuição dos Laboratórios de Educação Digital (LED) 1 e 2, no âmbito da Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Objetivo dos laboratórios: os LED 1 e 2 destinam-se a enriquecer a experiência educativa dos nossos alunos, integrando tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvendo competências digitais fundamentais.
Especificidades dos LED atribuídos:
- LED 1: Equipamento comum, focado na Área da Programação e Robótica, além da Área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Local de implementação: Escola Básica José Ferreira Pinto Basto
- LED 2: Equipamento comum, com ênfase na Área da Programação e Robótica e na Área de Artes e Multimédia. Local de implementação: Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes.
Impacto na aprendizagem: espera-se que a implementação destes laboratórios promova uma aprendizagem mais interativa e prática, incentivando os alunos a explorarem áreas STEM e Artes e Multimédia através de projetos inovadores.
Compromisso com a Inovação Educativa: O AgEI compromete-se a garantir as condições necessárias para o pleno funcionamento destes espaços, assegurando uma oferta educativa de vanguarda que prepare os nossos alunos para os desafios futuros.
Esta iniciativa representa um marco importante no compromisso do AgEI com a excelência e inovação educacional, reforçando o seu papel na formação de cidadãos aptos a navegar na era digital com confiança e criatividade.
Estado de implementação: aguardamos autorização para implementar este projeto, refletindo o nosso empenho na inovação.
Centro Tecnológico Especializado (CTE)
Informática
O Agrupamento de Escolas de Ílhavo candidatou-se ao programa de Centros Tecnológicos Especializados (CTE), tendo sido atribuído um CTE na especialidade de Informática.
Finalidade do CTE de Informática: este centro visa a reequipação e o reforço da nossa infraestrutura tecnológica, bem como a modernização do plano formativo em consonância com as evoluções do mercado e do tecido produtivo nacional, focando-se especificamente no sector emergente da informática.
Financiamento do Projeto: O projeto beneficia de uma alocução orçamental significativa, assegurando o acesso a equipamentos de última geração e a uma infraestrutura tecnológica avançada.
Modernização de Equipamentos e Infraestruturas: Serão introduzidos equipamentos tecnologicamente avançados e realizadas atualizações infraestruturais para apoiar um ensino inovador e prático na área da informática.
Espera-se que a implementação do CTE enriqueça profundamente o processo de aprendizagem dos nossos alunos, dotando-os de competências altamente qualificadas e pertinentes para as exigências atuais do mercado de trabalho. Nomeadamente ao nível do(a):
- Promoção da formação profissional com dupla certificação: este centro irá potenciar a atratividade das formações de nível secundário com dupla certificação, preparando os estudantes para carreiras tecnológicas especializadas.
- Incremento de diplomados em áreas emergentes: o objetivo passa por aumentar o número de jovens diplomados em tecnologias emergentes, contribuindo assim para o seu sucesso profissional e para o desenvolvimento socioeconómico regional.
- Impacto comunitário: o CTE de Informática beneficiará não só os nossos estudantes mas também reforçará os laços do agrupamento com a comunidade envolvente, promovendo competências digitais essenciais.
- Compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades: o projeto enfatizará a importância da inclusão, assegurando que todas as oportunidades sejam igualmente acessíveis a todos os alunos, independentemente do seu contexto socioeconómico.
- Prospectiva futura do agrupamento: este projeto representa um marco decisivo para o futuro do nosso agrupamento, posicionando-nos na linha da frente da educação tecnológica e profissional na nossa região.
É com entusiasmo que, apesar de ainda não implementado no terreno, antecipamos os benefícios e o impacto positivo que o CTE de Informática trará ao nosso agrupamento, aos nossos alunos e à comunidade alargada.
Estado de implementação: aguardamos autorização para implementar este projeto, refletindo o nosso empenho na inovação.
Plano 23|24 Escola +
Plano de Recuperação das Aprendizagens
O Agrupamento de Escolas candidatou-se ao programa “Recuperação das aprendizagens, promoção do sucesso escolar e combate às desigualdades”, sob o código PESSOAS-2024-1, destinado a fomentar o desenvolvimento educacional no contexto pós-pandemia.
Tendo como visão a recuperação das aprendizagens, o AgEI propõe-se a promover o sucesso escolar e a combater as desigualdades, estabelecendo pontes entre os seguintes domínios (D):
- Leitura e Escrita (D1);
- Recursos Educativos (D3)
- Avaliação e Diagnóstico (D5);
- Inclusão e Bem-estar (D6).
Alguns projetos/Atividades apoiados por este programa:
KaLGP
O projeto KaLGP, iniciativa do AgEI (escola de referência no ensino bilingue de alunos surdos) que resulta da parceria com a Fundação Altice, visa a tradução e interpretação de vídeos de matemática da plataforma de aprendizagem Khan Academy para a Língua Gestual Portuguesa. Um projeto interdisciplinar que envolve docentes de matemática e intérpretes de língua gestual com o objetivo de adaptar estratégias de ensino e produzir recursos específicos para alunos surdos. Os materiais pedagógicos estão disponíveis no canal YouTube do AgEI, sob a lista de reprodução KaLGP. Além disso, o projeto também inclui a produção de recursos bilingues em várias disciplinas, divulgados através do blogue “Arte nas mãos”.
Projeto 2P
O Projeto 2P – Prevenção Positiva, na Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, visa promover um ambiente positivo, de inclusão e bem-estar, combatendo situações indisciplina/incumprimento de normas. Através de atividades coordenadas ao longo do ano, envolvendo professores, alunos, pais e outras entidades, promove-se uma “prevenção positiva”. Os grupos-turma acumulam peças-pontos com base em indicadores de desempenho, com o objetivo de premiar as conquistas alcançadas, culminando, no final do ano, com um prémio concedido pela Associação de Pais a cada Turma 2P.
Plano de Prevenção Anti-Bullying
O Plano de Prevenção Anti-Bullying “Escola sem Medos, Escola para Todos” do Agrupamento de Escolas de Ílhavo (2022-2025) aborda a violência escolar, fomentando um ambiente seguro e inclusivo. Reconhece o bullying, incluindo o cyberbullying, como um problema sério que prejudica o bem-estar dos estudantes. Pretende promover uma cultura de tolerância zero ao bullying, envolvendo ativamente toda a comunidade educativa na sua prevenção, através da formação de docentes, alunos, encarregados de educação e assistentes operacionais. Inclui diagnóstico para medir a prevalência do bullying e ações de sensibilização, assegurando a monitorização e avaliação das intervenções para garantir a eficácia das estratégias implementadas.
Laboratório Digital de Aprendizagem Multissensorial (LDAM)
Concebido para oferecer uma experiência educativa inovadora, o LDAM integra várias modalidades sensoriais – visão, audição, tato e movimento – visando enriquecer a aprendizagem em áreas como matemática, ciências, línguas e expressão criativa. Este ambiente imersivo permite aos alunos explorar conceitos abstratos através de estímulos sensoriais diversificados, melhorando a compreensão e a memorização. Além disso, promove o desenvolvimento de projetos educativos inovadores, fomentando o pensamento crítico e a criatividade, assim como a capacidade de resolver problemas. Uma abordagem educacional focada na inovação, preparando os estudantes com competências multifacetadas para enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo.
Estado de implementação: aguardamos autorização para implementar este projeto, refletindo o nosso empenho na inovação.