Skip to content Skip to footer

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO - SPO

SERVIÇOS

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) são unidades especializadas de apoio educativo, integradas na rede escolar, que atuam em estreita articulação com outros serviços de apoio educativo. As atividades desenvolvidas anualmente pelo SPO, são definidas em articulação com a direção da escola, com base nas áreas de intervenção prioritárias, selecionadas em consonância com o Projeto Educativo da Escola e com o Referencial Técnico para os Psicólogos Escolares.

  • contribuir para a construção da identidade pessoal do aluno, através da criação, desenvolvimento e gestão do seu projeto de vida;
  • prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o combate ao insucesso escolar, a diminuição das desigualdades e a adequação das respostas educativas;
  • intervir, com a colaboração de outros serviços, na deteção, avaliação e definição de estratégias de alunos com Necessidades Educativas Especiais;
  • desenvolver ações de Orientação Vocacional, através de atividades específicas de informação, aconselhamento e orientação escolar e/ou profissional.

Este apoio pretende dotar os jovens de competências e recursos que lhes permitam um desenvolvimento integral harmonioso, condições para realizarem aprendizagens significativas e a capacitação do seu bem-estar socio-emocional. A intervenção centra-se numa perspetiva sistémica com o envolvimento da família e da comunidade educativa.
Sempre que a problemática identificada exija apoio clínico (Psicologia clínica, Pedopsiquiatria ou outra especialidade) é efetuado o encaminhamento dos alunos.

• Dinamizar sessões nos 9º anos de escolaridade de forma a capacitar os alunos para a necessidade de iniciarem a construção e gestão equilibrada dos seus projetos académicos.
• Atendimento individual dos alunos do 9º ano e do Ensino Secundário.
• Atendimento aos encarregados de educação.
• Visitas de estudo a instituições de formação, escolas profissionais, feiras de cursos e profissões.

• Participação na EMAEI – equipa que identifica as medidas de suporte à aprendizagem e inclusão para responder às necessidades educativas de todos os alunos.
• Articulação com outros recursos e serviços da comunidade (Centro Saúde, Tribunal Menores, CPCJ, Segurança Social) para promover o desenvolvimento integral dos alunos.

Podem aceder diretamente ao SPO alunos, pais e encarregados de educação, diretores de turma, professores e pessoal não docente.

Legislação:

Campanha Escola SaudávelMente


A aposta na promoção da Saúde em meio escolar é fundamental e indissociável da contribuição da Psicologia e dos Psicólogos. A Ordem dos Psicólogos Portugueses tem, por isso, o dever de contribuir para uma cultura de responsabilidade, envolvimento e participação social, colaborando na promoção de políticas saudáveis na escola.

Neste sentido, em 2017, a Ordem dos Psicólogos Portugueses lança a Campanha Escola SaudávelMente.

Existem muitas formas de apoiar a campanha Escola SaudávelMente.

Utilize os materiais disponíveis no link e ajude a divulgar a campanha e a construir uma Escola SaudávelMente para os seus filhos.

Font Resize
Contrast