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SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO - SPO

SERVIÇOS

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) são unidades especializadas de apoio educativo, integradas na rede escolar, que atuam em estreita articulação com outros serviços de apoio educativo. As atividades desenvolvidas anualmente pelo SPO, são definidas em articulação com a direção da escola, com base nas áreas de intervenção prioritárias, selecionadas em consonância com o Projeto Educativo da Escola e com o Referencial Técnico para os Psicólogos Escolares.

  • contribuir para a construção da identidade pessoal do aluno, através da criação, desenvolvimento e gestão do seu projeto de vida;
  • prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o combate ao insucesso escolar, a diminuição das desigualdades e a adequação das respostas educativas;
  • intervir, com a colaboração de outros serviços, na deteção, avaliação e definição de estratégias de alunos com Necessidades Educativas Especiais;
  • desenvolver ações de Orientação Vocacional, através de atividades específicas de informação, aconselhamento e orientação escolar e/ou profissional.

Este apoio pretende dotar os jovens de competências e recursos que lhes permitam um desenvolvimento integral harmonioso, condições para realizarem aprendizagens significativas e a capacitação do seu bem-estar socio-emocional. A intervenção centra-se numa perspetiva sistémica com o envolvimento da família e da comunidade educativa.
Sempre que a problemática identificada exija apoio clínico (Psicologia clínica, Pedopsiquiatria ou outra especialidade) é efetuado o encaminhamento dos alunos.

• Dinamizar sessões nos 9º anos de escolaridade de forma a capacitar os alunos para a necessidade de iniciarem a construção e gestão equilibrada dos seus projetos académicos.
• Atendimento individual dos alunos do 9º ano e do Ensino Secundário.
• Atendimento aos encarregados de educação.
• Visitas de estudo a instituições de formação, escolas profissionais, feiras de cursos e profissões.

• Participação na EMAEI – equipa que identifica as medidas de suporte à aprendizagem e inclusão para responder às necessidades educativas de todos os alunos.
• Articulação com outros recursos e serviços da comunidade (Centro Saúde, Tribunal Menores, CPCJ, Segurança Social) para promover o desenvolvimento integral dos alunos.

Podem aceder diretamente ao SPO alunos, pais e encarregados de educação, diretores de turma, professores e pessoal não docente.

Legislação:

Campanha Escola SaudávelMente


A aposta na promoção da Saúde em meio escolar é fundamental e indissociável da contribuição da Psicologia e dos Psicólogos. A Ordem dos Psicólogos Portugueses tem, por isso, o dever de contribuir para uma cultura de responsabilidade, envolvimento e participação social, colaborando na promoção de políticas saudáveis na escola.

Neste sentido, em 2017, a Ordem dos Psicólogos Portugueses lança a Campanha Escola SaudávelMente.

Existem muitas formas de apoiar a campanha Escola SaudávelMente.

Utilize os materiais disponíveis no link e ajude a divulgar a campanha e a construir uma Escola SaudávelMente para os seus filhos.

Orientação Vocacional 9º ano de Escolaridade

 
 
O final de cada ciclo de estudos pode tornar-se problemático para os alunos e, consequentemente para os pais, quando o tipo de ensino e de área de estudos/profissional que deseja seguir é uma incógnita.
No final do 3º ciclo do ensino básico, os alunos necessitam optar entre Cursos Científico-Humanísticos, Cursos Científico-Tecnológicos, Cursos de Educação e Formação, Cursos Profissionais, Cursos de Aprendizagem, Cursos do Ensino Artísticos Especializados, entre outros.
No ciclo seguinte, entre o Ensino Pós-Secundário não Superior ou Superior. Tendo em conta que estes jovens ainda estão em plena formação da sua personalidade é frequente sentirem-se ansiosos, frustrados e com medo de falhar.
Quando não existe uma identificação clara com uma área de estudos é frequente as suas escolhas serem influenciadas pelos amigos, pelos próprios pais e até por professores, pelas disciplinas em que alcançam melhores classificações, com uma tendência para tentar eliminar as disciplinas que consideram mais “difíceis”. Existem, por isso, muitos alunos que apenas seguem um percurso escolar para “fugir da matemática” ou “escapar ao português”. Estes “pseudo-critérios” provocam muitas vezes conflitos entre pais e filhos.
Com a finalidade de ajudar os alunos na sua decisão vocacional, o Agrupamento de Escolas de Ílhavo implementa diversas ações, tais como sessões informativas, processos de orientação vocacional efetuada pelo Serviço de Psicologia e Orientação – SPO, feira das profissões, informação nas redes sociais, entre outras, que permitem aos alunos minimizar as suas dúvidas e incertezas e que este tome uma decisão mais consciente e informada.