PROVAS E EXAMES
Relativamente às provas e exames para 2024/2025, publicamos a seguinte informação:
⚖️LEGISLAÇÃO
Deliberação n.º 1155/2023 – Estabelece as regras para a fixação de elencos de provas de ingresso para os anos letivos de 2024-2025 e seguintes https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/deliberacao/1155-2023-224552958
Despacho de calendário: Despacho n.º 14526/2024, de 9 de dezembro
2024/25 ⇒ ALUNOS 12.º ano de escolaridade com disciplinas em atraso – Esclarecimentos sobre a aplicação da Portaria n.º 226-A/2018, de 7 de agosto, alterada pela Portaria n.º 278/2023, de 8 de setembro
Deliberação n.º 349/2025 – Estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura ao ensino superior 2025-2026.
Deliberação n.º 674/2025 – Candidatura ao ensino superior português de estudantes titulares de cursos do ensino secundário estrangeiro.
Calculadoras
Informação Conjunta IAVE-JNE – a disponibilizar
Norma 02_JNE/2025_atualização pág.106, 107, 109, 110 e 112
🎓Portaria n.º207/2025/1, de 2 de maio Aprova o Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior
Público para a Matrícula e Inscrição no Ano Letivo de 2025-2026.
🎓Declaração de Retificação n.º 30-A/2025/1 Retifica a Portaria n.º 207/2025/1, de 2 de maio
Modelos – Os Modelos JNE números 02, 09, 10, 11, 12, 12-A, 15, 16 e 16-A encontram-se disponíveis, em formato digital, para preenchimento em computador, em https://www.dge.mec.pt/modelos.
- MODELO 09 requerimento para consulta de prova
- MODELO 10 requerimento para retificação das cotações
- MODELO 11 requerimento para reapreciação não automática de prova final
- MODELO 12 requerimento para reapreciação de prova
- MODELO 12-A alegação justificativa de reapreciação de prova
- MODELO 15 requerimento para reclamação de prova final
- MODELO 16 requerimento para reclamação de prova
- MODELO 16-A alegação justificativa de reclamação de prova
Guia Para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames_JNE/2025
PROVAS DE MONOTORIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM (ModA)
Comunicação do IAVE às escolas sobre as provas-ensaio – Preparar o Digit@l
Guia para a realização das provas-ensaio 2025
Guia para a Realização das Provas ModA 2025
🔗LIGAÇÕES Importantes
IAVE – Instituto de Avaliação Educativa: Informações gerais
Resposta do IAVE a questões frequentes: https://iave.pt/provas-e-exames/perguntas-frequentes/
DGE – Direção Geral da Educação: JNE – Informações
DGES – Direção-Geral de Ensino Superior: Candidatura Online
CALENDÁRIO de PROVAS e EXAMES
- Provas ModA
- Provas de Equivalência à Frequência – 4.ºano
Calendário – 4.º ano – 1.ª fase
Calendário – 4.º ano – 2.ª fase
- Provas Finais e Provas de Equivalência à Frequência – 9º ano
1.ª FASE – Calendário
2.ª FASE – Calendário (Atualizado a 07/07/2025)
- Exames Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência -Ensino Secundário
2.ª FASE
- PEA – Prova Extraordinária de Avaliação
Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE)
https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login
Atenção:
- antes de proceder ao registo na PIEPE, todo o aluno que não seja portador de cartão de cidadão tem de solicitar junto da escola de inscrição a atribuição de um número interno
- a inscrição é feita pelo Encarregado de Educação ou pelo aluno, quando maior
- os dados de utilizador e palavra passe devem ser guardados para eventual utilização posterior
- Alunos do Ensino Secundário:
Antes de efetuar a inscrição na PIEPE, os alunos que se candidatam ao ensino superior devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura on-line da Direção -Geral do Ensino Superior (DGS), uma vez que têm de inserir na PIEPE o recibo de atribuição de senha.
– a inscrição na PIEPE é necessária para a obtenção da Ficha ENES
– caso no ano letivo passado já tenha realizado exames, deve:
– entrar com as mesmas credenciais utilizadas no ano passado
– criar nova conta, caso, entretanto, tenha feito 18 anos
Folhetos de apoio no processo de inscrição em provas e exame
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
NOTA: em caso de dúvidas, consultar a ajuda em: https://jnepiepe.dge.mec.pt/ajudas/ ou ao aceder ao Manual e/ou Ajudas em Vídeo disponíveis na plataforma PIEPE.
Caso seja necessário algum apoio ou esclarecimento de dúvidas, contactar os Serviços Administrativos da Escola Sede do AEI, de acordo com o horário de atendimento, ou por e-mail exames.documentacao@ageilhavo.pt
Para mais informações consultar o nível de Ensino que pretende:
> 1.º e 2.º ciclos
Os alunos realizam as Provas ModA – Monitorização das Aprendizagem (ModA) – 4.º e 6.º anos
– avaliação de carácter obrigatório, em formato digital, a aplicar no 4.º e no 6.º anos
– apesar de não contar para a classificação final, a classificação fica registada na ficha individual do aluno
– pretende-se avaliar as literacias em:

> Final do 3.º ciclo – 9.º ano de escolaridade
Os alunos realizam Provas Finais de Ciclo
– a Português/Português Língua Não Materna (PLNM)/Português Língua Segunda(PL2) e a Matemática que contam para a classificação final do aluno (30%)
Consultar: https://dge.mec.pt/perguntas-frequentes-ensino-basico
(em atualização)
Estes alunos realizam, como autopropostos, os exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso.
Atenção: Escolhes os exames com base nos requisitos do curso superior para onde queres candidatar-te. Em www.dges.gov.pt podem ser consultadas as provas de ingresso
Para conclusão do ensino secundário, os alunos realizam três exames nacionais:
– exame obrigatório de Português, no 12.º ano (nos quatro cursos secundários: científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais)
– dois exames opcionais a selecionar e a realizar no 11.º ano e/ou no 12.º ano, entre as:

Consultar: https://www.dge.mec.pt/perguntas-frequentes-ensino-secundario
(em atualização)
Nota: O aluno que, no 11.º ano, decida realizar como interno apenas Exame Nacional numa disciplina, terá, no 12.º ano, que realizar, como interno, exame a duas disciplinas. A decisão tomada no 11.º ano não pode ser alterada no 12.º ano.
![]()
No sítio do Inspiring Future encontra muita ajuda: https://inspiring.future.pt/home

Algumas dúvidas frequentes…
- Quais as Provas de ingresso fixadas para cada curso?
- Consultar o sítio de Internet da Direção-Geral do Ensino Superior, em GUIAS DIGITAIS DGES – https://www.dges.gov.pt/pt
- O que são os Pré-requisitos?
- São condições de natureza física, funcional ou vocacional exigidos para acesso a determinados cursos do ensino superior. Os pré-requisitos podem, consoante a sua natureza, ser eliminatórios, destinar-se à seleção e seriação ou apenas à seriação dos candidatos.
- Como fazer o acesso ao Ensino Superior
Para realizar a candidatura ao ensino superior, é necessário solicitar:
– a senha da DGES – credencial que permite entrar na DGES para poder fazer a candidatura ao ensino superior público. Entrar no sítio da DGES, clicar em pedido de atribuição de senha, preencher e submeter o formulário. https://www.dges.gov.pt/Online/SenhaAcesso/Pedir.aspx
Seguidamente, aguardar email com o link para aceder ao documento: Pedido de atribuição de senha e de número de identificação para acesso ao sistema de candidatura online, o qual deve ser impresso, assinado, digitalizado e submetido na plataforma Piepe ou entregue na secretaria da escola.
– a Ficha ENES – documento que contém informação sobre as provas de ingresso válidas, bem como sobre a conclusão e classificação do ensino secundário para várias fases de acesso.
Pedido Ficha ENES: pode ser requerida pelos alunos na escola onde realizaram os exames finais nacionais, em data posterior à data da afixação das pautas com os resultados dos exames.
Validade da Ficha ENES: apenas é válida para o ano de emissão e abrange todas as fases de candidatura (1ª, 2ª e 3ª fase) desse ano.
