Skip to content Skip to footer

O projeto KA – LGP é um projeto do Agrupamento de Escolas de Ílhavo (AgEI) coordenado pela sua Direção, sendo este um Agrupamento de Escolas de Referência para o Ensino Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS). Atualmente, já foram produzidos cerca de 150 vídeos de Matemática da Khan Academy com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP). A LGP, é umas das três línguas oficiais de Portugal, foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, no seu Artigo 74º, alínea h) de 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa. Atualmente, pensa-se ser falada por mais de cem mil pessoas.

De acordo com a publicação do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social em Portugal em 2017 existiam perto de 27 000 surdos e, de acordo com o Censos de 2001, perto de 115 000 residentes em Portugal possuem deficiência auditiva.

Em 1998, com o Despacho n.º 7520/98, do Ministério de Educação, procedeu-se à criação de Unidades de Apoio Educativo a Alunos Surdos. Em 1999, o Agrupamento de Escolas de Ílhavo (AgEI) constituiu-se como uma destas unidades, sendo atualmente um dos 17 Agrupamentos de Escolas de Referência para Ensino Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS) existentes a nível nacional. A longa experiência nesta área possibilitou ao AgEI adequar-se ao longo dos tempos ao nível organizacional, e no plano pedagógico.

Durante o calendário escolar, o AgEI recebe todos os dias dezenas de alunos surdos provenientes do distrito de Aveiro. Os stakeholders internos do AgEI são experientes na área e altamente capacitados, cooperando entre si e com stakeholders externos para dar uma resposta cada vez mais adequada às especificidades destes alunos 

Escrever um comentário

Font Resize
Contrast